Dúvidas Frequentes

Neste espaço, pretendemos esclarecer dúvidas comuns entre pacientes e profissionais, relativos a exames, seus procedimentos, e diagnósticos por imagem. Caso não encontre respostas para suas dúvidas aqui, entre em contato. A Intelimagem faz questão de responder com atenção suas perguntas.

Ultrassonografia e ecografia são exames diferentes?

Não, são apenas maneiras diferentes de definir o mesmo exame.

Estou grávida, posso realizar exames de raio X, densitometria óssea, mamografia e tomografia computadorizada?

Não é recomendado que mulheres grávidas realizem estes exames por causa da radiação. Sendo realizados apenas em casos considerados emergenciais.

A ultrassonografia/ecografia mamária é igual à mamografia?

Não. São exames distintos, sendo que um exame complementa o outro. Estes são exames muito importantes para prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

Sofro de claustrofobia, e por isso, posso sentir-me mal ao realizar o exame de tomografia computadorizada?

O aparelho de tomografia computadorizada possui um arco que é bem aberto, sendo assim não causa a sensação de claustrofobia para aqueles que sofrem deste transtorno.

Preciso realizar um exame de tomografia com contraste. O que é contraste? O que eu posso sentir ao realizar o exame?

Contraste é uma substância à base de iodo que é injetada no sistema venoso do paciente para opacificar e mostrar com mais detalhes os vasos e órgãos estudados, podendo trazer maiores informações às eventuais lesões. Para realizar o exame com contraste é necessário realizar o preparo orientado por nossa clínica.

Quando o contraste é injetado a pessoa pode sentir calor e leve vontade de urinar, sendo estas, reações ao contraste e consideradas normais.

Há restrição em relação ao peso corpóreo para a realização de exames?

Em alguns casos sim.

Para exames de tomografia computadorizada com ou sem contraste, o peso máximo suportado pelo equipamento é de até 150 kg.

Já para os exames de ecografia para pacientes obesos, e dependendo da patologia a ser investigada, o médico radiologista poderá solicitar uma complementação diagnóstica através de outro método.

No caso de exames de densitometria óssea o peso máximo suportado pelo equipamento é de 160 kg.

Vou me submeter a um procedimento de punção com biópsia, é necessário acompanhante?

Sim. É aconselhável a presença de acompanhante do paciente principalmente após a finalização do exame.

Possuo plano de saúde, terei que pagar algum valor para realizar o exame? E qualquer tipo de exame é coberto pelo plano?

Dependendo do plano de saúde, sim. Em alguns casos haverá pagamento de coparticipação ou franquia, informe-se ao agendar seu exame.

Não, nem todos os exames têm cobertura pelos planos de saúde, alguns exames específicos somente são realizados de forma particular. Informe-se com nossas atendentes e conheça as formas de pagamentos para esses exames especiais.