Dúvidas

Neste espaço, pretendemos esclarecer dúvidas comuns entre pacientes e profissionais, relativos a exames, seus procedimentos, e diagnósticos por imagem. Caso não encontre respostas para suas dúvidas aqui, entre em contato. A Intelimagem faz questão de responder com atenção suas perguntas.

O que é Translucência Nucal (TN)?

No período gestacional que compreende entre a 11ª e 14ª semanas aparece na nuca do feto uma imagem líquida, situada entre a pele e o tecido que cobre a coluna, que é chamada de Translucência Nucal (TN). O período ideal para avaliação mais precisa da medida de TN é com 12 semanas de gestação, podendo ser realizado entre 11ª e 13ª+6 semanas, e o tamanho do feto deverá estar entre 4,5 e 8,0 cm. O exame preferencialmente é realizado por via transvaginal, mas não sendo possível poderá ser via abdominal (obstétrica). Em alguns fetos a TN pode estar aumentada, sendo um sinal para investigação de algumas síndromes tais como: Down, Turner, Edward e outras. Para uma melhor investigação, o exame de TN pode ser complementado com o Rastreamento Cromossômico, onde o risco gestacional pode ser avaliado com maior precisão. A medida da TN é um marcador ecográfico que auxilia no cálculo do risco fetal, mas isolado, não é um diagnóstico definitivo.

Quem deve realizar o exame de Translucência Nucal (TN)?

Todas as mulheres em idade reprodutiva apresentam algum risco para síndromes gestacionais, portanto todas gestantes devem realizar o exame de TN, independente da idade, riscos ou história prévia.

O que é Rastreamento Cromossômico?

O exame de rastreamento cromossômico avalia o risco de síndromes cromossômicas, principalmente de Down, através da medida da Translucência Nucal, com a visualização do osso do nariz, da estrutura fetal, do tamanho da bexiga, entre outros. Obtém-se um cálculo com base nas normas da Fetal Medicine Foundation (Londres), onde são levados em consideração, além das medidas do feto, a idade materna e história prévia de malformações fetais.

Quem deve realizar o exame de Rastreamento Cromossômico?

As mulheres, independentemente da idade, possuem um risco maior OU menor de gestações que apresentem síndromes, sendo que o risco aumenta com a idade.

O que é ecografia obstétrica com estudo morfológico?

É uma avaliação detalhada na anatomia fetal, tanto interna como externa, com sensibilidade de aproximadamente 85% para defeitos fetais e 75% para doenças cromossômicas. O estudo morfológico também possibilita a identificação da idade gestacional, peso e comprimento estimado fetal.

Quem deve realizar o exame de ecografia obstétrica com estudo morfológico?

O estudo morfológico é um exame detalhado de rastreamento do segundo trimestre de gestação, sendo indicado a todas às mulheres gestantes, e principalmente quando:

  • A idade da gestante for 35 anos ou mais;
  • Historia familiar (mãe e pai) de malformações e/ou alterações genéticas;
  • Doenças que aumentam os riscos de malformações, como o Diabetes;
  • Suspeita de infecções como a toxoplasmose, rubéola, sífilis e outras
  • Gestações múltiplas (gemelares);
  • A idade do pai for 55 anos ou mais;
  • Uso de medicações contínuas.

O que é ecografia obstétrica com avaliação do colo uterino?

É um exame realizado via transvaginal e visa avaliar a medida do colo uterino e avaliação fetal de peso e idade gestacional, onde gestante com a bexiga vazia.

Quem deve realizar o exame de ecografia obstétrica com avaliação do colo uterino?

Gestantes identificadas como de alto risco e propensas a parto prematuro espontâneo, como em gestações gemelares, abortos anteriores espontâneos após 03 meses de gestação e cirurgias de colo de útero.