Ecografia e Ecodoppler

Este exame requer um médico com boa experiência, pois é analisado em tempo real, ou seja, toda a avaliação é feita durante o próprio exame (as imagens que são impressas neste exame são, na grande maioria das vezes, somente ilustrativas).

Este método não utiliza radiação. É utilizado na avaliação de várias partes do corpo como os órgãos internos do abdome, os músculos, os tendões e alguns ligamentos, a tireóide, as glândulas salivares e até mesmo o cérebro de crianças recém nascidas. Ele poderá ser realizado com o paciente deitado, sentado ou em pé, dependendo do tipo do exame e do local a ser examinado.

A ultrassonografia não funciona, contudo, onde houver ar, ou seja, não é um método muito bom para avaliar o intestino, o estômago, o pulmão ou qualquer outro que contiver ar. Além disso, sempre que houver um órgão contendo ar (ex.: intestino) localizado entre o transdutor e a estrutura que se deseja avaliar, a mesma não poderá ser identificada com precisão. Por isso é muito importante a realização do jejum no caso do abdome, pois precisamos tentar reduzir a quantidade de ar no intestino para melhorar a qualidade do exame. Em alguns casos, a bexiga também precisará estar cheia no momento da avaliação.

Nos exames de ultrassonografia, também é necessário utilizar um gel na pele. Este gel tem a função de eliminar a mínima quantidade de ar que fica nos poros e nas dobras da pele, além de permitir que o transdutor deslize com maior facilidade. Ele é feito a base de água e não causa alergia nem manchas nas roupas.

O exame de Doppler Colorido utiliza o mesmo aparelho de ultrassonografia (ecografia) geral, porém é programado pelo médico, na hora do exame, para gerar imagens coloridas que servem para avaliar o fluxo do sangue nos vasos de diversos órgãos bem como nos vasos das pernas, dos braços e do pescoço. O exame poderá ser realizado com o paciente deitado, sentado ou em pé, dependendo do vaso que se deseja avaliar.

Este exame, como qualquer outro de diagnóstico por imagem, após ser realizado, precisa ser cuidadosamente analisando por um médico especialista, o que demanda tempo e atenção. Portanto, lembre-se que nem sempre a liberação de um laudo e de um exame imediatamente após sua realização é sinônimo de qualidade e precisão, duas coisas que devem ser primordiais no cuidado de nossa saúde. 

No dia do procedimento, o paciente deve trazer os exames anteriores (caso possua) para que o médico possa fazer um diagnóstico comparativo de evolução ou regressão de determinada patologia. É necessário a solicitação médica/requisição de exame e a apresentação de documentos: Carteira de Identidade, Carteira do Convênio ou SUS, CPF, endereço e telefone de contato.

Importante chegar sempre 15 minutos antes do agendamento do seu exame para a realização de seu cadastro.

Cada exame, independente da região a ser examinada tem orientações específicas. Procure entender atentamente no momento da marcação os cuidados necessários.