Raio X Digital

Exame destinado para avaliação principalmente óssea, onde após a realização na sala de exames a imagem precisa ser analisada por um computador especial.

A quantidade de radiação que um exame normal utiliza é extremamente pequena, sendo que, na grande maioria das vezes, ao ficar ao sol durante um dia de praia, a pessoa recebe mais radiação do que na realização de um exame de raios-X.

Este método utiliza radiação e, portanto, não deve ser realizado em mulheres grávidas (exceto em casos especiais, com orientação do médico que está realizando o tratamento/acompanhamento e com consentimento do paciente).

Este exame, como qualquer outro de diagnóstico por imagem, após ser realizado, precisa ser cuidadosamente analisando por um médico especialista, o que demanda tempo e atenção. Portanto, lembre-se que nem sempre a liberação de um laudo e de um exame imediatamente após sua realização é sinônimo de qualidade e precisão, duas coisas que devem ser primordiais no cuidado de nossa saúde. 

No dia do procedimento, o paciente deve trazer os exames anteriores (caso possua) para que o médico possa fazer um diagnóstico comparativo de evolução ou regressão de determinada patologia. É necessário a solicitação médica/requisição de exame e a apresentação de documentos: Carteira de Identidade, Carteira do Convênio ou SUS, CPF, endereço e telefone de contato.

Importante chegar sempre 15 minutos antes do agendamento do seu exame para a realização de seu cadastro.

Cada exame, independente da região a ser examinada tem orientações específicas. Procure entender atentamente no momento da marcação os cuidados necessários.