Tomografia

Este exame é realizado em aparelho de tomografia computadorizada de múltiplos detectores.
Dependendo da necessidade de avaliação e da suspeita clínica, o exame de tomografia computadorizada poderá ser realizado sem ou com contraste endovenoso. Quando é realizado com contraste, este é a base de iodo, sendo injetado em veia periférica.

Após realizado o exame, que não demora mais do que alguns minutos, as imagens obtidas são processadas em um computador especial, permitindo diversas reconstruções em múltiplos planos, imagens tridimensionais (3D). Este exame, como qualquer outro de diagnóstico por imagem, após ser realizado, precisa ser cuidadosamente analisando por um médico especialista.

A Intelimagem é pioneira deste método na região, recentemente incluindo também em seu rol de procedimentos a possibilidade de avaliação do risco coronariano pelo cálculo de score de cálcio.
Por ser tratar de um método que emprega o uso de radiação ionizante seu uso é contra indicado em gestantes, exceto em casos especiais, com orientação do médico que está realizando o tratamento/acompanhamento e com consentimento do paciente.

No dia do procedimento, o paciente deve trazer os exames anteriores (caso possua) para que o médico possa fazer um diagnóstico comparativo de evolução ou regressão de determinada patologia. É necessário a solicitação médica/requisição de exame e a apresentação de documentos: Carteira de Identidade, Carteira do Convênio ou SUS, CPF, endereço e telefone de contato.

Importante chegar sempre 15 minutos antes do agendamento do seu exame para a realização de seu cadastro.

Cada exame, independente da região a ser examinada tem orientações específicas. Procure entender atentamente no momento da marcação os cuidados necessários.